sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Começou...

Começou hoje a jornada do maranhense Manoel Mendes na competição considerada como uma das mais difíceis do mundo – A Spartathlon. Infelizmente, dos 7 brasileiros que estavam inscritos para ultramaratona, 3 desistiram de largar. Apenas 4 largaram hoje às 7h em Atenas.
Este ano, no trigésimo aniversário da Spartathlon, alguns recordes têm acontecido, infelizmente, que não são bons: os grandes campeões de anos anteriores estão desistindo de largar, muitos inscritos de vários países, além do Brasil que também desistiu.
O calor da cidade vem ultrapassando as expectativas e os prognósticos dos participantes. Muitos estão apreensivos, pois essa prova é realmente muito difícil, especialmente a primeira parte em que os atletas estarão sozinhos, sem os apoiadores. E os apoiadores só poderão manter qualquer contato com o atleta em seis pontos ao longo de toda a prova.
É justamente nessa parte da prova que a maioria abandona a prova em virtude do calor insuportável do mediterrâneo e em virtude do ritmo exigido pela organização da prova, que é muito exigente quanto às regras estabelecidas. Os carros e os apoiadores são identificados e qualquer coisa em desacordo com as regras o atleta é eliminado. 
Segundo Marco Antonio Toccolini, apoiador de Manoel e que está acompanhando-o nesta jornada, a sinalização da prova vem sendo bastante deficiente no primeiro trecho. Segundo Marco, quem não conhece pode facilmente se perder e gastar muito tempo para se recuperar. E isso já aconteceu com outros atletas em outros anos, como é o caso do campeão brasileiro Walmir Nunes que já participou de 8 Spartathlons mas teve que abandonar metade delas, sendo que em uma dessas ocasiões, o que aconteceu foi exatamente essa confusão com o caminho mal marcado.
Marco nos informa que a equipe de saúde esta muito apreensiva por conta da dificuldade climática. As ambulâncias ficam indo e voltando ao longo do trecho onde possa ter atletas para atender.

“Vamos torcer pelo Manoel, afinal, ele precisa se superar muito para ultrapassar esses obstáculos que estão lhe sendo impostos, pois todos os atletas que aqui estão, tem uma história parecida, inclusive os brasileiros”, enfatizou Marco Antonio em mensagem enviada na tarde desta sexta-feira (28).

Manoel Mendes e Marco Antonio minutos antes da prova
A caminho da prova


Largada da Spartathlon 2012

Competidores - atrás Manoel Mendes e Marco Antonio




Nenhum comentário:

Postar um comentário